Eu escapei do Irã, mas não de Deus

Eu tinha nove anos quando decidi que odiava a Deus. Eu o odiava porque acreditava que ele me odiava primeiro.

Era 1979, durante o meio da Revolução Iraniana. O aiatolá Khomeini e seus fanáticos religiosos recentemente derrubaram o governo existente e tomaram o poder político. Centenas de milhares de pessoas tiveram suas vidas viradas de cabeça para baixo no caos.

Meu pai era oficial militar no regime anterior e tínhamos crescido em uma base militar. Algumas semanas depois da revolução, eu estava na escola quando fomos chamados para uma assembléia inesperada. Um soldado leu três nomes, incluindo o meu, e nos chamou para a frente. Removendo uma arma do coldre, ele citou o Alcorão e me disse que me mataria para entregar uma mensagem aos apoiadores do antigo regime. Felizmente, o diretor da escola interveio e o soldado cedeu.

Correndo por nossas vidas

Traumatizado, corri para casa para contar ao meu pai o que havia acontecido. Apesar de sua severidade habitual, ele me levou para seu colo e prometeu nos manter seguros, revelando que os planos estavam em andamento para uma eventual fuga.

Para mim, isso parecia menos como fugir do Irã do que com Deus. Estávamos saindo de casa, de nossa família, de nossas riquezas, de nossos amigos, de tudo que amamos – tudo porque nosso país havia sido vítima de uma religião que deu errado.

Apenas alguns dias depois, nossa situação ficou desesperada. Soldados invadiram nossa casa e arrastaram meu pai para fora. Um dia antes, guardas revolucionários levaram um dos colegas de meu pai a um parque público, onde ele foi brutalmente torturado, morrendo sete horas depois.

Para surpresa de todos, meu pai chegou vivo em casa, mas isso só fortaleceu nossa determinação de fugir. Ele elaborou um plano para alavancar os problemas cardíacos da minha mãe como um meio de fuga. Nos reunimos com alguns médicos de confiança, oferecendo tudo o que possuímos – nossa casa, carros, roupas, dinheiro – se eles arriscassem nos ajudar. Um dia minha mãe começou a fingir dores no peito. Ela foi levada às pressas para o hospital, onde os médicos a “avaliaram” e recomendaram uma Oração da noite para ajudar no processo.

Oração da noite

A partir desse momento, estávamos correndo por nossas vidas. Milagrosamente, chegamos ao avião e, finalmente, chegamos à Suíça. Procuramos a embaixada americana para solicitar asilo político, mas os Estados Unidos não estavam permitindo a entrada de iranianos na época.

Depois de um tempo, viajamos para a Alemanha, esperando um consulado mais compreensivo. Um dia minha mãe sugeriu orar ao “Deus da América” ​​chamado Jesus. Talvez ele nos deixasse entrar no país “dele”. Seu plano parece bobo em retrospecto, mas funcionou: uma semana depois estávamos voando para a América.

Nós nos instalamos no Texas porque meu pai havia feito algum treinamento anterior em Fort Hood. Morando em uma cidade militar em um estado patriótico, não demorou muito para descobrir que eu não era bem-vinda. Eu era constantemente intimidado, brincado, criticado, perseguido e rido. Em todo lugar que morávamos, éramos párias – esquisitos que não conseguiam se acostumar.

No dia anterior ao início do ensino médio, meu pai me encontrou chorando no meu quarto. Expliquei que ninguém gostava de mim – que me espancava constantemente e queria voltar ao Irã. A essa altura, meu pai alcançara modesto sucesso financeiro. Naquele dia, tive uma reforma extrema: roupas novas, um novo corte de cabelo e um carro. Eu entrei no colegial com um homem novo – ou assim pareceu aos meus colegas. Por fora, eu dominara o jogo da popularidade, mas por dentro permaneci frágil e inseguro.

Coming Alive

Alguns meses após a formatura, um amigo perguntou por que eu parecia tão triste. Expliquei que todos os meus amigos estavam se mudando e eu estava me sentindo isolado. Ele sugeriu ir com ele à igreja na manhã seguinte. Apesar de toda a minha bagagem religiosa, admiti que iria, mas apenas com a permissão dos meus pais. Para meu choque total, eles não descartaram a ideia imediatamente.

Sem que eu soubesse, algumas pessoas desta igreja estavam jantando no restaurante que meu pai possuía. Quando perceberam que ele estava com falta de mão-de-obra, deixaram os assentos, pegaram toalhas e começaram a esperar e a trabalhar nas mesas durante a hora do almoço. Por dias, eles continuaram voltando e servindo. Eventualmente, o ministro da música convidou meu pai para a prática do coral na noite de quarta-feira e ele se sentiu obrigado a comparecer. O diretor do coral explicou a necessidade de ajuda temporária do restaurante e os voluntários cobriram as próximas duas semanas. A bondade deles tocou o coração do meu pai.

E então eu entrei naquela enorme igreja batista num domingo de manhã, enquanto acontecia uma manifestação juvenil. Notei todos os amigos com quem costumava festejar, então me aproximei deles como de costume, mas eles estavam agindo de forma estranha. Todos eles tinham Bíblias e usavam palavras super-espirituais que eu não entendi. Em cinco minutos, todos estavam se dispersando – todos, exceto Larry Noh.

Oração da noite

Todos na nossa cidade conheciam Larry. Ele era uma lenda local – um jogador de linha de um time de futebol rival que foi sincero sobre sua fé. Eu zombei dele em uma festa no ano anterior. Eu temia um confronto, mas ele me garantiu que só queria sentar comigo. Durante o estudo da Bíblia, ele se certificou de que eu me sentisse incluído. Ele me emprestou a Bíblia e virou para as passagens corretas para que eu não me perdesse.

Na noite seguinte, 17 adolescentes da igreja apareceram em minha casa. Durante três horas, eles me visitaram e compartilharam o evangelho, mesmo que eu não estivesse interessado. Eles continuavam vindo toda segunda-feira. E todo domingo e quarta-feira, eu estava na igreja deles. Um domingo à noite, o pregador convidou as pessoas a dar a vida a Deus. Com medo, saí rapidamente e voltei para casa pensando que tinha terminado com essas “coisas da igreja”.

Chegando em casa, eu queria mostrar a Deus quem era o chefe da minha vida, então peguei uma das Bíblias do grupo juvenil, mergulhei-a com um líquido mais leve e coloquei-a na grelha do quintal. Mas não consegui encontrar uma correspondência! Frustrado e curioso ao mesmo tempo, abri a Bíblia e comecei a ler. Quando cheguei à história de Pedro andando na água em direção a Jesus, ela ganhou vida! Deus estava me chamando para sair – de mim mesmo, de minhas desculpas. Naquela noite, no meu quarto, confiei em Jesus.

Meu pai imediatamente me censurou: “Você não pode ser cristão”, disse ele. “Nós somos muçulmanos.” Supondo que eu iria superar isso, como qualquer outra fase da adolescência, eles me deixaram continuar lendo a Bíblia. Mas ser batizado os enviou além do limite. Quando cheguei em casa, meu pai estava com uma mochila. Eu estava morto para ele, ele trovejou, e eu tive que sair.

Naquela noite, liguei para Larry Noh e disse que estava sem teto. Ele me convidou para morar com ele e seis outros estagiários em uma casa que pertencia à igreja. Nos meses seguintes, eles me ajudaram a crescer tremendamente em minha caminhada com o Senhor. Enquanto isso, um por um, Deus começou a salvar minha família. Primeiro, minha irmã chegou à fé em um evento da Cruzada no Campus. Então minha mãe e meu irmão foram salvos. Oramos incansavelmente por meu pai e, por fim, ele também deu sua vida a Cristo.

Deus, em sua incrível graça, transformou a tragédia da minha família em testemunho. Embora eu o odiasse quando criança, agora posso ver que ele estava nos segurando o tempo todo.